sábado, 17 de dezembro de 2011

Pequena historia do Interlegis - para um professor doutor

Paço e Luto

11.11.2011

Postado por Higino Vieira em Artigos

0 Reclames

Diante da missão de modernizar o Legislativo brasileiro, nós, que fazemos parte do Interlegis, vemos de um tudo: as mais variadas paisagens, todos os tons de sotaques e os mais diversos tipos de clima. Assim, temos a real percepção das dimensões continentais do nosso país e também nos tornamos testemunhas oculares de diversas situações inusitadas, que podem até ser consideradas cômicas para os que não conhecem a cultura de determinados lugares.

Dos "causos" que podem ser contados, temos tantos exemplos que podemos até pensar numa futura publicação que perpetue curiosidades dos mais distantes rincões do Brasil.

Cito o caso de um pequeno município que nem sequer possui uma funerária.

Lá, é costume que os velórios aconteçam no salão principal da câmara municipal, exatamente na sala onde acontecem as sessões plenárias. Assim, em morrendo alguém, a sessão é obrigatoriamente adiada.

Ressalto a simplicidade do povo daquele lugar, visto que tal honraria não é somente para autoridades, mas para todos os que passem desta para melhor. Já houve até caso de um bandido morto pela guarda municipal que lá foi velado.

Ao questionar um dos vereadores sobre essa situação, ouvi a seguinte resposta: "Aqui é assim mesmo: num dia a polícia mata, no outro a gente enterra".

Pois bem, esse é o nosso Brasil e a nossa missão é alcançar o maior número possível de Casas legislativas que precisam de ajuda para se estruturar. O foco é direcionado na inclusão. Nosso objetivo é fortalecer o Poder Legislativo e a democracia, diminuindo a distância entre a população e as atividades legislativas.

Quanto mais avançamos, mais me lembro de Guimarães Rosa em Grande sertão Veredas, quando ele fala que "vivendo, se aprende; mas o que se aprende, mais, é só a fazer outras maiores perguntas".

(Lido no blog..http://www.blogdohigino.com.br/ no dia 17.12.2011 )



Nenhum comentário:

Postar um comentário